segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Construtor da Memória


       Os CTGs se espalharam pelo mundo, todos nós sabemos. Há CTG nos confins da floresta amazônica, há CTG ponteando os planaltos descampados de Centro-Oeste do Brasil. Há CTG nas proximidades dos lugares mais sofisticados e exclusivos de Beverly Hills, Califórnia. Há CTG inclusive em Tóquio, no lado oposto da Terra. Nossos olhos e ouvidos se acostumaram aos xiripás, aos panhuelos, às guaiacas, aos facões e alpargatas e ao som familiar e inconfundível que vem das vozes e canções galponeiras. Convivemos com todas essas coisas com tranqüila intimidade, como parte indispensável da vida e da paisagem.

      No entanto, todos esses valores, todo esse orgulho nativo, toda essa chama, esse sentimento crioulo que nos irmana e que nos faz sentir mais felizes com nossa essência e com nossa identidade poderia não existir. Todo esse painel multicolorido de vestidos prendados, bombachas, anáguas campeiras e barbicachos estaria perdido nos arquivos semi-mortos e sepultos do esquecimento não fora o voluntarismo investigatório irrefreável de um pequeno e seleto grupo de folcloristas do Rio Grande do Sul. Graças a essa plêiade e a pesquisa minuciosa e única por eles realizada, graças a toda uma lapidação criteriosa e diligente de fatos, eventos, imagens e cores através do tempo, tornou-se possível reconstruir nosso comportamento como grupo humano, tornou-se possível visualizar nossso eu coletivo, nosso modo de ser profundo: o ser gaúcho.

        Entre esses notáveis construtores da nossa memória popular, há um nome ímpar, que se evidencia e se identifica logo ao ser pronunciado: Paixão Côrtes. A ele devemos muito, talvez nem saibamos quanto. Esta publicação é, na verdade, uma das formas que encontramos de reconhecer seu intenso labor de pesquisa e de dar, às novas gerações, a oportunidade de conhecer seus estudos folclóricos admiráveis. Como justa e necessária homenagem a um grande legado.

       Eis a origem de tudo. É Paixão Côrtes. E mais não é preciso dizer.
 
José Fogaça
Prefeito Municipal de Porto Alegre/RS/Brasil em 2006

(Texto do Convite para o lançamento dos CDs ”Paixão Cortes” e “Do Folk aos Novos Rumos”, em abril de 2006) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário