sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pesquisas de Paixão Cortes preservaram tradições gaúchas


O Programa o Globo Rural iniciou, dia 10/04/2011, uma série de duas reportagens, realizadas pelo premiado jornalista José Hamilton Ribeiro, na qual conta um pouco da história do pesquisador Paixão Côrtes e mostra a trajetória do CTG, de como ele foi espalhado pelo Brasil e já está localizado em mais 12 países pelo mundo.A reportagem final, a ser apresentada dia 17/04/2011, conta sobre o funcionamento do Centro de Tradições Gaúchas. mostra a origem e funcionamento desse movimento.
Foto Zulema Paixão
As músicas, danças e outras tradições preservadas nos CTGs eram praticamente desconhecidas quando o movimento se iniciou. A recuperação delas foi trabalho de pouca gente e, nele, Paixão Cortes teve um destaque especial.

Conciliando seu trabalho de agrônomo com o de pesquisador de folclore, ele saiu pelo interior do Rio Grande do Sul atrás de pessoas idosas que lhe revelassem o modo antigo de vida dos gaúchos.

Assim, em tempos nos quais não havia grande valorização da cultura típica rio-grandense, ele se preocupou em viajar pelo seu estado para recolher parte de suas tradições, tais como letras de música e danças. Com isso, Paixão Côrtes reuniu um acervo de centenas de fitas gravadas, filmes super 8 e gravações em vídeo. Tudo isso é mantido por ele em sua própria casa.



Parte da reportagem pode ser apreciada no acesso abaixo

http://g1.globo.com/videos/economia/globo-rural/v/pesquisas-de-paixao-cortes-estabeleceram-preservacao-das-tradicoes-gauchas/1480806/

Destaca-se que o programa teve uma repercussão significativa, recebendo, o folclorista, várias manifestações de apreço dos mais diversos segmentos da sociedade.

As reportagens completas estão reproduzidas no Youtube.